É muito importante perceber a forma como lidamos com as nossas vivências emocionais, afinal elas são importantes mensageiras do nosso corpo. Em nossa atual sociedade, existe pouco espaço e abertura para falarmos sobre o que sentimos.
Esse é um tema que, geralmente, não encontramos sendo ensinado nas escolas ou abordado em outros espaços. Vamos aprendendo a partir das relações e experiências que temos ao longo da vida.
Uma boa relação com as emoções nos coloca mais conscientes. Devemos identificar o que sentimos, permanecendo na experiência daquela vivência emocional, sem fazer julgamentos. Muitas experiências de sofrimento existencial podem estar associadas com o desconhecimento e/ou afastamento do que se sente.
Um caminho possível para se relacionar melhor com as emoções é começar a entender que todas elas podem ser sentidas e que não devemos classificá-las como boas ou ruins, apenas como emoções. Vão existir aquelas que saberemos lidar melhor e outras que nem tanto. Algumas vão nos colocar em busca do desenvolvimento de novos recursos para compreendê-las e integrá-las.
As emoções são parte importante do que somos e cuidar delas faz parte de um caminho de crescimento e de saúde.
Isabel Figueiredo
Psicóloga CRP 03/9514
Comments