top of page
  • Foto do escritorIsabel Figueiredo

Sinais de alerta para cuidar mais da saúde mental

Com a correria das diversas atribuições que temos na vida, muitas vezes, não é tão simples se dar conta de alguns sinais de alerta em relação à saúde mental. Estamos tão imersos nas nossas rotinas, inseridos em tantos contextos que nos demandam muito, como o trabalho, família, estudos, entre outros, que pode ocorrer de não conseguirmos identificar quando precisamos dedicar mais atenção aos cuidados de nossa saúde mental.


Perceber estes sinais pode auxiliar na identificação de problemas de ordem emocional antes deles se agravarem, podendo ser uma importante estratégia de prevenção. Segue abaixo alguns sinais de alerta:


1) As emoções parecem mais confusas


Pode existir uma maior dificuldade em compreender alguns estados emocionais que estão sendo vivenciados. Estes estados podem aparecer de forma mais persistente e trazer impactos na qualidade de vida, como sentir irritabilidade ou tristeza de forma mais constante do que o habitual, por exemplo.


2) Dificuldade em encontrar tempo para se cuidar


Você pode perceber que existem necessidades importantes para serem atendidas (como de descanso, por exemplo), mas não é possível dedicar tempo para cuidar delas. Os momentos para as práticas de autocuidado ficam mais escassos, uma vez que pode existir uma sensação de sobrecarga com a rotina da vida.


3) O seu corpo começa a te dar vários sinais


O nosso corpo é uma totalidade, tudo que sentimos está relacionado com o que vivemos. Sendo assim, é comum que ele comece a incomodar quando os limites estão sendo ultrapassados. É como se o corpo quisesse chamar a nossa atenção para cuidarmos mais dele, podendo ser por meio de um cansaço constante ou dores que se tornam mais comuns.


4) Pessoa próximas sinalizam que algo não está bem


Nem sempre é simples nos darmos conta de quando estamos precisando de maiores cuidados em determinadas situações. Por isso, pessoas próximas que fazem parte do seu ciclo de convivência afetiva e social podem perceber algo diferente, como um cansaço maior ou um estado emocional menos comum.


Estes são alguns sinais que evidenciam que talvez seja importante priorizar os cuidados em relação à sua saúde mental. Nesses momentos, vale a pena fazer uso das estratégias de autocuidado que funcionam para você e, quando necessário (ou quando sentir que não é possível dar conta sozinho), buscar os cuidados profissionais especializados.

Isabel Figueiredo

Psicóloga CRP 03/9514


Comentarios


bottom of page