Penso que a mudança envolve dois aspectos essenciais: compreensão e experimentação. Vamos entender um pouco?
🔷️ Compreensão:
Como você vai se propor algum tipo de mudança se não conhece o que te faz ser quem você é agora? É essencial entender os caminhos que te levaram até onde você está atualmente e o que ainda te mantém em determinadas situações ou vivências. Geralmente isso não ocorre de forma rápida e cada pessoa tem um tempo diferente.
🔷️ Experimentação:
Depois que você já tem uma maior compreensão das suas questões e formas de ser, agora sim é muito mais possível pensar em se propor experimentações em direção a alguma transformação. O que é esse experimentar? É ir construindo formas diferentes de atuar no mundo, assumindo alguns riscos, sentindo o que aqueles novos passos vão trazendo para você no processo de crescimento pessoal. Essas experimentações podem envolver movimentos de avanços e recuos até que você sinta que tem recursos suficientes para criar uma nova forma de ser.
Nada disso que falei acima é rápido. E não é algo tranquilo e prazeroso sempre. Por isso, tenha paciência com o seu processo. Entenda que você deve sim querer se transformar, só não queira tirar a borboleta do casulo antes do tempo.
Isabel Figueiredo
Psicóloga CRP 03/9514
Commentaires